A taxa de desemprego nas seis das principais regiões metropolitanas do país chegou a 7,5% em julho deste ano, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é superior ao nível de 6,9% de junho deste ano e ao índice de 4,9% de julho de 2014.
Metalúrgicos da GM em São Paulo entram em greve contra demissões
O índice é também o mais alto para o mês de julho desde 2009, quando foi registrada uma taxa de 8%. A população desocupada ficou em 1,8 milhão, crescimento de 9,4% em relação a junho deste ano e de 56% em relação a julho de 2014. As estatísticas significam que mais 662 mil pessoas buscaram trabalho entre julho do ano passado e o sétimo mês de 2015.
Na marra, Geração Y aprende a conviver com desemprego
Flexibilidade amplia chance de jovens encontrarem trabalho
A população ocupada ficou estatisticamente estável nas duas comparações temporais, em 22,8 milhões de pessoas. A PME inclui as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Leia as últimas notícias
Menos oportunidades
Taxa de desemprego atinge 7,5%, maior taxa para julho em seis anos
Divulgada pelo IBGE, pesquisa inclui regiões metropolitanas de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belo Horizonte