Com o atendimento restrito das delegacias de polícia na Região Central, devido às manifestações contra o parcelamento dos salários dos servidores estaduais, o número de registros de ocorrências pela internet dobrou. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia outras notícias sobre o parcelamento dos salários dos servidores estaduais
A Polícia Civil (PC) não revela o número exato de ocorrências, porém conta que são registradas cerca de 36 mil por ano, o que dá uma média de 98,6 por dia. Esse número diário teria dobrado desde o dia 3 de agosto, quando começou o protesto dos policiais. No Estado, a média é de 700 registros diários. Na semana passada, o número alcançava a marca de 1,5 mil, de acordo com a delegada Silvia Sehn, responsável pela delegacia online.
Em função da sobrecarga de registros, as ocorrências via internet podem demorar até para serem deferidas ou homologadas. Em situações normais, o prazo máximo é de até 24 horas. A resposta pode levar até três dias.
A Polícia Civil orienta a população a fazer o registro online de casos menos graves, como acidentes com danos materiais, furto/perda de celular, furto/perda de documentos, maus tratos a animais, ofensas, perturbação do sossego público e encontro de objeto ou documento.
Casos graves, como de crimes contra a vida (assassinato ou estupro) devem ser feitos junto às delegacias.