A Justiça de Charqueadas determinou a apreensão de dois dos seis adolescentes envolvidos na morte de um jovem na saída de festa ocorrida no final de semana passado no município. Oito adultos, entre 18 e 20 anos, investigados pelo assassinato de Ronei Wilson Jurkfitz Faleiro Júnior, 17 anos, foram presos de forma preventiva entre segunda e terça-feira. Todos fazem parte de um "bonde" chamado Aba Reta. As informações são do blog Caso de Polícia.
A polícia também investigou áudios gravados pelos próprios autores do crime em um aplicativo de mensagens e câmeras de vigilância instaladas nas proximidades do clube. Além do adolescente, o pai dele e um casal de amigos também foram agredidos. Ronei não seria o alvo dos agressores - e, sim, o casal de amigos que é de fora da cidade, no caso, de São Jerônimo.
Grupo que matou jovem atacava quem era de fora de Charqueadas
Pedida prisão preventiva de suspeitos de matarem adolescente em Charqueadas
Apesar da Justiça determinar a apreensão de apenas dois dos adolescentes por entender que não há elementos suficientes para pedir a internação dos seis, o promotor de Justiça Roberto Alvim Júnior irá recorrer. Na tarde desta quarta-feira, ele deve ingressar com novo pedido de apreensão.
Como foi o crime
Conforme o Ministério Público (MP), Ronei estava em uma festa no sábado à noite no Clube Tiradentes para arrecadação de fundos para sua formatura na Escola Técnica Cenecista Carolino Euzebio Nunes. Segundo testemunhas, ainda durante a festa, um amigo dele havia sido ameaçado de morte pelos integrantes do bonde. Ronei ofereceu carona para o amigo e a namorada dele e combinou com o pai de buscá-los de carro. No entanto, quando saíram do local, os três foram abordados pelos integrantes do bonde.
Como combinado, o pai de Ronei, o empresário Ronei Wilson Jurkfitz Faleiro, foi buscá-lo. Ao chegar ao local, por volta das 5h, o pai desceu do carro e então viu o filho e o casal caminhando depressa para entrar no automóvel. O pai foi agredido com uma garrafada e um chute, mas conseguiu entrar no carro e levou o filho até o Hospital de Charqueadas. O adolescente chegou a ser encaminhado ao Hospital Santo Antônio, em Porto Alegre, mas, com traumatismo craniano, não sobreviveu.
Os familiares dos integrantes do "bonde" demonstraram surpresa com a violência cometida, conforme relatos. O "bonde" é conhecido em Charqueadas: a população sabe onde mora cada um de seus integrantes. Por isso, começou na cidade um burburinho de que seria feita justiça com as próprias mãos pela comunidade. Segundo o promotor, a medida de internação dos jovens é buscada pelo MP até para garantir a segurança deles.
Leia as últimas notícias
* Rádio Gaúcha