Muitos estudantes enfrentaram longas filas para acessar à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no começo da manhã desta terça-feira. Isso porque, desde às 6h30min, acontece uma manifestação, que reúne cerca de 200 representantes da Associação dos Servidores da UFSM (Assufsm), da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) e Diretório Central Estudantil (DCE).
Grevistas ocupam prédio da UFSM no centro de Santa Maria
De acordo com Marco Aurélio Costa, técnico administrativo da instituição, a mobilização é uma forma de recepcionar os calouros e distribuir panfletos, convidando os estudantes a se juntarem à causa da categoria. Para isso, os servidores estão bloqueando meia pista da entrada do campus, onde distribuem um guia de lutas aos alunos que chegam de ônibus.
Restaurante Universitário da UFSM vive nova realidade com greve
- Queremos conscientizar quem ingressa na UFSM de que a universidade se sustenta com a nossa luta. Por isso, estamos parando os ônibus e pedindo autorização para entrarmos e fazermos a entrega desse guia, para esclarecer a situação aos alunos.
A previsão é de que a manifestação seguisse até as 9h. Por volta das 8h30min, o trânsito era muito lento no acesso ao campus, em especial, pela BR-287, a Faixa Nova de Camobi.