Depois de muito vaivém, o governo federal anunciou, na noite de segunda-feira, que o adiantamento de 50% do 13º salário de aposentados e pensionistas que recebem do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) será pago de forma integral a partir de 24 de setembro. Os outros 50% do benefício serão liberados normalmente em novembro.
O adiantamento havia sido suspenso pelo Ministério da Fazenda por falta de recursos e seria quitado em dezembro. No último sábado, o ministro Joaquim Levy afirmou que iria liberar o pagamento de 25% do valor total do 13º em setembro e 25% em outubro.
No entanto, a presidente Dilma Rousseff voltou atrás e decidiu aplicar a medida, conforme a nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A lei prevê o pagamento no último mês do ano, mas, há nove anos, o governo federal vinha permitindo o repasse de metade do valor na folha de agosto. O adiantamento de metade do 13º salário da folha da Previdência representa um gasto de R$ 15,8 bilhões.
Os depósitos começam no dia 24 de setembro para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, descontando-se o dígito. Os segurados que recebem acima do mínimo terão seus benefícios creditados a partir do dia 1º de outubro.
Para saber o dia de pagamento, os beneficiários devem observar o último número do seu benefício (excluindo o dígito) ou, no caso de concessões novas, o final do Número de Identificação do Trabalhador (NIT). Confira a tabela de pagamento completa abaixo: