Os cerca de 50 servidores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que estão em greve desde 28 de maio, encerraram as manifestações o terceiro andar do prédio da reitoria da instituição, no campus de Camobi, logo após o meio-dia desta quarta-feira. Eles ocupavam o local desde as 6h de quarta-feira.
De acordo com a coordenadora da Associação dos Servidores da UFSM (Assufsm), Loiva Chansis, foram colocados balões em todos os corredores do terceiro andar do prédio. Os servidores reivindicam por melhorias na carreira, como a data-base, benefícios entre os poderes, ampliações de vagas em concursos públicos via regime jurídico único e negociações com o Ministério da Educação (MEC).
_ Essa semana, vai ser realizada uma reunião de planejamento com o MEC e nós queremos colocar esses pontos para discussão na pauta. Além disso, estamos lutando por um melhor orçamento para a instituição _ comenta Loiva.
Para a quinta-feira, está prevista uma Assembleia de Greve, que deve ser realizada no auditório da Química, no prédio 18 do campus da UFSM. A Assembleia está prevista para começar às 14h.
Serviços não sofrem alterações
Com a manifestação, a confirmação de vaga para os estudantes, que seria realizado no terceiro andar da reitoria, nesta quarta-feira, está sendo realizada normalmente no Salão Imembuí, no segundo andar. A informãção é da assessoria do gabinete do reitor. Com isso, os candidatos estão sendo orientados a se deslocarem até o local.
A chamada oral do Sisu para o campus de Cachoeira do Sul, que ocorre até quinta-feira, no Salão Imembuí, também não será afetada.