Um post do prefeito de Cachoeirinha, Vicente Pires, em sua linha do tempo, no Facebook provocou polêmica durante o final de semana. Na postagem, com visualização limitada aos amigos do usuário, aparece a pergunta "Quantos urubus morreram hoje?"
"De maneira alguma foi para tripudiar em cima da tristeza", diz prefeito
Justiça manda estender vacinação para todas as crianças e os adolescentes de Cachoeirinha
Jardim Betânia: um bairro sob o medo da meningite
Logo abaixo, foi postado o link de uma notícia publicada no site da prefeitura com o título: MENINGITE: Cachoeirinha decreta situaçao de emergência e suspende aulas do ensino..."
Quarto caso de meningite é registrado em Cachoeirinha
Cachoeirinha confirma "surto comunitário" de meningite e anuncia vacinação
Em vários comentários, nesta própria publicação e em várias outras espalhadas pela rede social, há referências aos casos de meningite que resultaram na morte de duas crianças no município, na semana passada.
"Isso é algum tipo de piada ou o senhor tá se referindo às crianças que morreram por causa dessa doença que está se alastrando. Se foi uma piada, me desculpe: é de muito mau gosto, diz uma usuária do Facebook. "Explique-se melhor, senhor prefeito?" Cobra outra.
Houve também manifestações contrárias, questionando a relação feita entre o suposto post e os casos de meningite:
"O que é isso? Meu Deus, quanta ignorância e espírito de fofoca", comentou uma mulher. "Urubu é a oposição que não para de querer aparecer em cima de uma tragédia como essa", definiu outra.
O diretor de comunicação de Cachoeirinha, Alessandro Schlesnner, confirmou que a postagem foi feita pelo prefeito, mas teria sido um desabafo:
- Foi uma semana muito difícil, pelo caos vivido na cidade e toda a pressão. Conseguimos em dois dias a vacinação e já estamos há cinco dias sem o surgimento de novos casos de meningite. Mas foi lamentável o aproveitamento político da questão, com vereadores montando gabinetes móveis na vila Betânia, por exemplo. Mas o prefeito se arrependeu do post e o retirou hoje pela manhã - explicou o assessor.