A 5ª delegacia da Polícia Civil de Brasília abriu uma investigação para apurar as circunstâncias da morte da servidora aposentada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Eluza Helena Chaves, 59 anos, caiu do 8º andar do Hotel Thenicia Bittar, localizado a cerca de três quilômetros da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, por volta das 16h30min desta terça-feira.
Eluza integrava uma caravana de servidores da UFSM que saiu de Santa Maria no domingo com destino a Brasília, onde estão em negociações salariais com o governo federal. Conforme Elton Rogério Vargas de Quadros, um dos coordenadores da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (Assufsm) que está na caravana, o grupo chegou por volta das 5h de terça-feira no Distrito Federal e foi direto para a Esplanada dos Ministérios, onde há um acampamento de grevistas. Por volta das 16h, parte do grupo foi para o hotel para tomar banho e descansar.
- Estava no meu quarto quando o pessoal do hotel me avisou que ela havia caído. A perícia estava lá e pediram para fazer o reconhecimento do corpo. Foi um choque, um acidente. Não temos mais condições de ficar aqui. Só estamos esperando a liberação do corpo para voltar para Santa Maria. O pessoal da caravana está em choque. Ela era uma pessoa bem atuante, sempre nos acompanhava nas negociações mesmo estando aposentada - comentou Quadros.
Conforme Quadros, a morte da colega foi percebida por hóspedes do hotel que fica ao lado de onde eles estão. Uma pessoa teria avisado para a recepção que uma mulher caiu da janela do 8º andar. O próprio hotel avisou a perícia e a Polícia Civil.
- Não há testemunhas. Ela estava sozinha no quarto, e as pessoas só viram quando ela já tinha caído. Dependemos do laudo da perícia para saber o que houve. Estamos investigando as hipóteses de acidente, intencional ou não, ou suicídio - afirmou o investigador Nelson Luis, que acredita que o laudo da perícia deve ficar pronto no prazo de 10 dias.
Conforme informações de colegas da UFSM, a servidora tinha uma filha e morava sozinha em Camobi. Ela trabalhou por muito tempo no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
O velório de Eluza ocorre nas capelas do Hospital de Caridade, em Santa Maria. O enterro será no Cemitério Ecumênico Municipal, às 16h.