O Hospital de Clínicas de Porto Alegre fez nesta quarta-feira, dia 15 de julho, o maior transplante múltiplo de sua história: foram cinco procedimentos em quatro pacientes. A partir de uma única doadora, uma mulher jovem da Região Metropolitana de Porto Alegre, foram realizados transplantes de coração, pulmão, fígado, rim e pâncreas (dois procedimentos em um só paciente), que aconteceram simultaneamente em quatro salas cirúrgicas da instituição.
Foi o maior número de transplantes feitos ao mesmo tempo na história do hospital. Todos os procedimentos foram realizados pelo Sus.
- Foi uma verdadeira operação de guerra. Foram mais de 60 profissionais envolvidos diretamente nos transplantes, entre médicos, enfermeiros e demais equipes de apoio - disse a vice-presidente médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Nadine Clausell.
Um dos pacientes beneficiados pela doação foi José Geraldo Gasparoni Espineli, 57 anos, que recebeu o transplante de pulmão. A esposa dele, Margarete Guerreiro Espineli, agradeceu pelo gesto da família doadora.
- Quando recebemos a ligação na madrugada, ficamos muito emocionados. Eu já perdi um filho em um acidente e posso imaginar a dor desta família, mas somos muito gratos a eles por terem dado uma nova chance ao meu marido.
Os transplantes no Clínicas começaram a ser realizados em 1974. Até hoje, foram realizados mais de 6 mil.