Cerca de 30 alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Escola Estadual Nossa Senhora de Assunção participaram, nesta sexta-feira, de uma manifestação, chamada por eles de "Saiaço", contra os atos de preconceito pelos quais três estudantes da universidade passaram no último domingo, em Caçapava do Sul. O trio, que é assumidamente homossexual, teria sido agredido no centro da cidade, por volta das 6h, por estarem usando saias e calças leggings.
- Foi ótimo, tivemos muito apoio, fomos bem recebidos. Enquanto íamos passando as pessoas saíam dos estabelecimentos e aplaudiam, os carros buzinavam - comemora o estudante Adriano Cunha, uma das vítimas de preconceito no domingo.
Os manifestantes se reuniram na Praça Matriz da cidade, às 17h. Em seguida, saíram em caminhada até o local onde os três jovens foram alvos das pedras, que acertaram seus pés. A manifestação terminou por volta das 19h30min. Os jovens, que não estavam todos vestidos de saia, levavam cartazes que pediam por mais amor, ressaltando que homofobia é crime e conclamando pelo fim do preconceito.