O flagrante de um jovem pichando um prédio na área central de Santa Maria foi registrada por testemunhas em um vídeo. As imagens mostram o momento em que o pichador, de 20 anos, é flagrado pela Brigada Militar (BM), em seguida, algemado e levado em uma viatura.
Conforme a ocorrência policial registrada pela BM, por volta da 1h30min do último sábado, dia 13, testemunhas avisaram uma viatura, que estava em patrulhamento, que um pichador estava na sacada do segundo andar do Edifício Bélgica, na rua Dr. Bozano, no entorno da Praça dos Bombeiros.
- Estávamos voltando para casa e vimos ele pichando o prédio. Paramos e avisamos a BM. Os policiais chegaram em seguida - contou uma testemunha.
Ao chegar ao local, os policiais viram que um jovem se abaixou na sacada. As imagens mostram o momento em que os PMs escalam o prédio e ordenam que o jovem saia do local e atire a mochila que estava usando.
A ação não dura mais de um minuto até que o pichador deixe o esconderijo. Conforme a BM, ele resistiu à prisão e, por isso, foi algemado ao descer da sacada. Na mochila dele, havia uma garrafa pet com tinta cor de rosa. Na parede do prédio, a letra "T" já havia sido pichada.
O jovem foi levado pela BM até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), onde foi feito o exame de corpo de delito. Depois, foi encaminhado para a Delegacia de Pronto-Atendimento da Polícia Civil (DPPA), onde foi registrada a ocorrência. Ele foi liberado em seguida.
O caso está sendo investigado pela 3ª Delegacia de Polícia Civil. Conforme o delegado André Diefenbach, responsável pela DP, um inquérito policial será instaurado e o jovem, pelas provas, deve ser indiciado por pichação. A pena prevista é de três meses a um ano de prisão e pagamento de multa, que é estipulada em julgamento.