O Pátio Rural chega a sua terceira edição com novidades e um contratempo. Uma ponte, no principal acesso ao local onde acontece o evento, caiu na quinta-feira. Mas a programação, que será temática de festa junina, não sofreu alterações. Um desvio será uma das alternativas para chegar ao Hotel Fazenda Pampas.
Desde o final da segunda edição, os servidores da secretaria de Turismo caprichavam na confecção de bandeirinhas e outros enfeites, que vão decorar a festa. Além das comidas e dos produtos coloniais que fizeram sucesso nas edições anteriores, cada distrito será responsável por um prato típico das festas juninas. Arroio do Só comercializará amendoim torrado e pé de moleque; São Valentim leva a canjica; Boca do Monte produz a carrapinha; Palma fica com o arroz de leite; e os representantes de Santo Antão serão responsáveis pela pipoca e pelos pães de Santo Antônio. Para completar o arraiá, os expositores de vinícolas vão vender o quentão.
Outro produto típico das festas de São João que estará presente é o pinhão. O produtor rural Roger Real de Ávila, presidente da cooperativa Terra Nova, deve levar 50 quilos para comercializar, cru e cozido. Ele, que também vende couve e alface, comemora o sucesso das edições anteriores e espera bons resultados para a próxima:
- Foi excelente, para todos e em todos os sentidos, em público e em vendas!
O Pátio Rural tem crescido a cada edição. Na primeira, 12 expositores representavam a agroindústria, agora serão 18. O número de artesãos também aumentou: de 23 para 28. O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, explica que o objetivo é crescer cada vez mais:
- A ideia é ter cada vez mais empresas e nichos de produtos. A cada edição, os participantes se capitalizam para o próximo. Como sempre, o mote do evento é a produção local.
A secretária de turismo, Norma Moesch, explica que atrações diferentes também chamam a atenção do público. Nos eventos anteriores, comidas como sorvete frito, bolo de chaminé e caldo de cana chamaram a atenção das pessoas, que formaram filas para degustar os produtos que foram sucesso de vendas. Além dos pães, velas de Santo Antônio decoradas por artesãs da Vila Aparício Moraes, conhecida Beco do Beijo, serão abençoadas e vendidas aos devotos.
Confira o que está programado para a 3ª edição do Pátio Rural
Quando: Sexta, sábado e domingo
Horário: Sexta, das 17h às 21h; sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 19h
Onde: Hotel Fazenda Pampas (Rua Angelin Bortoluzzi, antiga Cidade dos Meninos, Camobi)
Produtos e serviços: Gastronomia, artesanato, produtos coloniais e in natura, entretenimento, esporte e lazer (vaca parada e cabo de guerra) e atrações musicais
ATRAÇÕES
Sábado
10h_ Missa e Coral
11h_ Violão e Harmônica
12h_ Biga Somavilla ao piano
15h_ Coral Distrital
16h_ Meriken
18h_ Odacir Pinheiro
Domingo
14h_ Biga Somavilla ao piano
15h_ Alan Tavares, voz e violão
16h_ Coral EnCanto, da Fames
17h_ Benaduce, voz e violão
Confira no mapa como chegar ao Hotel Fazenda Pampas pelo caminho alternativo: