Um dos suspeitos do assassinato de Amauri dos Santos Theodoro, 23 anos, morto com quatro tiros no último sábado, confessou, na manhã desta terça-feira, a autoria do crime. O jovem de 19 anos foi ouvido pelo delegado Antônio Firmino Neto, da 4ª Delegacia de Polícia (DP) de Santa Maria.
Jovem é morto com quatro tiros em Santa Maria
De acordo com o delegado, o suspeito alegou legítima defesa. O jovem disse que, na noite do crime, havia passado no bar e acabou encontrando a vítima. O suspeito afirmou que Theodoro o ameaçava de morte há algum tempo e teria ido tirar satisfações.
Polícia tem suspeitos para assassinato de jovem em Santa Maria
Durante a discussão, a vítima teria sacado uma arma de fogo e, por isso, o jovem teria disparado contra Theodoro. O delegado Firmino conta que a perícia não encontrou nenhuma arma com a vítima. Além disso, as testemunhas ouvidas pela Polícia Civil desmentem o relato do suspeito.
Um segundo suspeito, um jovem de 29 anos, que seria o motorista do veículo usado na fuga, também se apresentou à polícia. Ele está sendo tratado como coautor do crime, mas, conforme o delegado, ele alega inocência. Os dois suspeitos vão responder ao processo em liberdade. Entretanto, o delegado cogita pedir à Justiça a prisão preventiva dos dois.
O caso
Amauri dos Santos Theodoro foi morto com quatro tiros, por volta das 21h30min de sábado, em frente a um bar localizado na Avenida Evandro Behr, no bairro Camobi. Segundo informações da Polícia Civil, por volta das 22h de sábado, um Corsa teria batido em um Citröen que estava estacionado na Avenida João Machado Soares, próximo do local do crime.
Uma testemunha teria dito para a polícia que, de dentro do veículo, saíram três homens que fugiram em direção ao Beco do Beijo. Um dos homens estaria armado.
O motorista do Corsa, um jovem de 29 anos, estava com visíveis sinais de embriaguez e, por conta disso, foi detido em flagrante pela Brigada Militar (BM) e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para prestar depoimento.
Outra testemunha, que seria mais próxima da vítima, também teria informado aos policiais que tinha conhecimento de desavenças entre Theodoro e os dois suspeitos, que seriam residentes do Beco do Beijo. A motivação do crime teria sido um acerto de contas por tráfico de drogas.
Este foi o 28º homicídio registrado neste ano em Santa Maria.