Neste sábado, os devotos de Santo Antônio celebram o dia do padroeiro, conhecido como o santo casamenteiro. Na Capital, uma das celebrações tradicionais acontece na paróquia do Partenon, com o tema Com Santo Antônio, Eu Sou da Paz. Entre os mais de 80 mil fiéis esperados, estão Beatriz e Ênio Andreolla, de 54 e 56 anos, respectivamente. O casal está junto há mais de 20 anos e há oito faz parte da organização da festa. Este ano, suas orações terão apenas um objetivo.
- Agradecer. Pela nossa vida, pela nossa família, pelos dois filhos bem encaminhados. Minha devoção a Santo Antônio vem desde que eu morava em Bento Gonçalves, já que ele é o padroeiro da cidade - diz Ênio, emocionado.
Leia mais notícias do dia
Durante toda a semana, eles exerceram as mais variadas funções. Carregar imagens para serem vendidas no bazar, ajudar com fornecedores, distribuir tarefas. Mesmo com tanta coisa para fazer, eles garantem que não esquecem das orações. No dia da festa, só dá para assistir missa em algum intervalo. Mas o momento é sagrado. Tanto que Beatriz não consegue destacar apenas uma graça atribuída ao santo:
- Não tem nenhum pedido que eu tenha feito a Santo Antônio e ele tenha negado, ao longo da nossa vida. Agora, retribuímos com o trabalho.
Tradição
Assim como o casal, centenas de voluntários se envolvem na organização dos eventos. Só para o Chá de Santo Antônio, foram preparadas 90 tortas, além de chá e pastéis, por um grupo de 30 senhoras, todas do Apostolado da Oração. E a organização garante que não sobra nem uma fatia.
- Nem provamos o bolo! Se conseguíssemos fazer mais, venderia mais - conta Ana Guerreiro, 63 anos, uma das voluntárias.
Um dos momentos mais aguardados pelos fiéis é a distribuição de pães abençoados. O Frei Luiz Turra, responsável pela paróquia, estima que mais de 200 mil unidades do tradicional pãozinho de Santo Antônio sejam distribuídas até o final da festa.
A programação
Igreja Santo Antônio do Partenon (Rua Luís de Camões, 35, Bairro Partenon)
- A partir das 7h às 19h, missas de hora em hora.
- Às 9h e às 15h, procissão seguida de missa campal.
- Às 20h ocorre a procissão luminosa, nas quais os fiéis caminham com velas, seguida de missa campal.
Pão dos Pobres
- A fundação O Pão dos Pobres (Rua da República, 801) vai celebrar a data de seu padroeiro pelo 120º ano. Haverá música, quitutes juninos e um almoço (carreteiro de charque acompanhado de feijão campeiro e saladas, a um custo de R$ 22).
- As missas ocorrem às 8h, 10h, 16h e 18h. No intervalo das celebrações, serão distribuídos pãezinhos bentos.
- O evento tem entrada gratuita. Todo o valor arrecadado irá para a manutenção dos projetos e da estrutura da Fundação, que atende mais de 1,7 mil crianças e adolescentes.
Vila Maria da Conceição
- A paróquia (Travessa João Pinto, s/nº) comemora o dia de Santo Antônio no domingo, com procissão e missa que se iniciam às 10h e distribuição de pães abençoados.