Na manhã desta quarta-feira em Santana do Livramento, por volta das 9h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio da polícia uruguaia, apreendeu uma carreta carregada com mais de 400 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai. O volume da carga soma mais de 200 mil carteiras do produto, ultrapassando o número de 4 milhões de cigarros contrabandeados. O carregamento foi avaliado em mais de R$ 800 mil.
Durante uma abordagem de rotina, no posto PRF quilômetro 560 da BR 158, o motorista da carreta, emplacada em Santa Maria, não parou e tentou fugir dos policiais. Duas equipes passaram a acompanhar o veículo, que quase bateu nas viaturas da PRF.
Leia as últimas do dia
Em seguida, o condutor ingressou em território uruguaio, através do Porto Seco. A PRF acionou a polícia uruguaia, que passou a apoiar a perseguição. Voltando em direção ao território brasileiro, a carreta ficou retida no trânsito junto à praça internacional, que divide os dois países. Mesmo cercado, o motorista tentou fugir, invadindo uma loja e resistindo à prisão, tendo de ser algemado pelos policiais.
A carreta e o motorista, que já tinha antecedentes por contrabando, foram encaminhados à Polícia Federal local. Além do transporte de carga irregular, o condutor deverá ser indiciado ainda por colocar em risco a vida de policiais e pedestres, segundo a PRF.