Aguardar o ônibus no Terminal Integração Mathias Velho, em Canoas, é a pior parte do trajeto para os 13 mil passageiros que passam pelo local diariamente para acessar cinco linhas de ônibus.
Para a auxiliar de cozinha Amanda Beatriz Furtado Ferreira, 21 anos, o local traz insegurança e dor de cabeça, principalmente em dias de chuva. A preocupação não é à toa. Além de estar parcialmente sem cobertura, o terminal está danificado pelo tempo e pela falta de conservação. A estrutura enferrujada aparenta dificuldade para sustentar os toldos que, em alguns pontos, estão até desparafusados.
- A cobertura que ainda existe está soltando, temo que possa despencar. Tenho medo de que aconteça alguma coisa grave aqui. Em dias de chuva, é horrível. As pessoas se amontoam (onde há cobertura) para não se molhar. Passa um caminhão e molha todo mundo - relata Amanda.
Integração metrô-ônibus ficará mais cara em Canoas
Sem manutenção
Situado junto à Estação Mathias Velho do Trensurb, o terminal é ponto de partida e chegada para as linhas de ônibus Mathias Velho, Florianópolis, Guajuviras, Igara e Santa Maria.
Para o pintor Charles Rodrigues, 31 anos, que diariamente passa pelo terminal e conhece outros em Canoas, não há dúvidas de que este é o pior em termos de conservação.
- Quando chove, alaga tudo, saímos daqui com água nos pés. As pessoas não encontram onde se abrigar - afirma.
Ele circula pelo terminal há três anos e garante que a cobertura sempre esteve estragada. E Charles não está errado.
De acordo com a Trensurb, que construiu o local em 1988, o último "serviço significativo" foi feito entre dez e 15 anos atrás. A empresa não conseguiu localizar a data exata em seus registros.
Leia mais notícias sobre Canoas
Construção de shopping deve adiar reformas
Transporte público
Abandono no Terminal da Mathias Velho, em Canoas
Cerca de 13 mil passageiros circulam diariamente por uma estrutura antiga e precária no Bairro Mathias Velho.
Jeniffer Gularte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project