O dia dedicado à santa mais popular da Serra leva milhares de romeiros ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. Desde o início da madrugada desta terça-feira, pessoas caminham entre Caxias do Sul e Farroupilha, percorrendo um trecho de, em média, 18 quilômetros. A primeira missa da manhã, às 6h, estava lotada, já com muita gente em pé ao fundo da igreja.
Outras 10 celebrações estão marcadas ao longo da manhã. A missa campal das 10h30 será celebrada também pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin.
Centenas de romeiros se dirigem ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha
Um grupo de 25 imigrantes senegaleses também está percorrendo a pé o trecho entre o Centro de Caxias do Sul e o Santuário desde as 8h. Eles são todos muçulmanos, mas pretendem celebrar a paz entre os povos, o tema da romaria deste ano. Os imigrantes carregam cartazes e vão entoar cânticos na chegada, com previsão ao meio-dia.
No sábado e domingo, os dois primeiros dias da romaria receberam um público de 92 mil pessoas, segundo a Brigada Militar. Os organizadores esperam, pelo menos, 40 mil nesta terça-feira. Como a santa é padroeira da Diocese de Caxias do Sul, é feriado em Caxias, Farroupilha, Canela e outros municípios da Serra.
Religiosidade
Santuário de Caravaggio, na Serra Gaúcha, espera 40 mil pessoas nesta terça
No dia dedicado à santa mais popular da Serra, diversos municípios da região fazem feriado hoje
GZH faz parte do The Trust Project