Em reunião na Valec, nesta quarta-feira, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) foi informado da decisão do governo federal. No traçado da Ferrovia Norte-Sul, prevaleceu o desenho que liga a Região da Produção ao porto de Rio Grande. As informações são do blog Carolina Bahia.
Os trilhos passarão no Estado pelos municípios de Caiçara, Iraí, Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões, Palmeira das Missões, Condor, Panambi, Cruz Alta, Santa Maria, Pelotas e Rio Grande.
Mapa das ferrovias no país
Foto: Divulgação/Valec
A ferrovia, que já tem parte construída, sai do Pará e passa por Maranhão, Tocantins, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para materializar a obra em sua parte sul, o governo terá de realizar o projeto executivo, que deve levar cerca de um ano e meio para ser concluído.
Apesar de o traçado da porção sul ter sido escolhido, não há previsão para inserção da obra no plano de concessões que será lançado em junho. Segundo Goergen, os parlamentares gaúchos e catarinenses vão se mobilizar para que a ferrovia seja incluída no programa federal.