As mulheres parlamentares do Rio Grande do Sul preparam uma campanha para estimular a participação das gaúchas na política. "Mais Mulheres na Política" tem como objetivo unir forças pela aprovação das propostas de emenda à Constituição (Pecs) que garantem 30% de mulheres no Poder Legislativo e tornam obrigatória a pluralidade de gênero na eleição que renova dois terços do Senado.
No âmbito estadual, o grupo também defende a criação de procuradorias da mulher na Assembleia Legislativa e nas Câmaras Municipais com a missão de promover a participação mais efetiva das parlamentares, encaminhar denúncias nos casos de violência e discriminação e fiscalizar a execução de programas de igualdade de gênero.
Duas representantes
A mobilização visa acabar com a contradição existente no cenário político brasileiro, onde as mulheres, mesmo sendo maioria no eleitorado, possuem escassa representação parlamentar. Um exemplo disso é o Estado, que tem apenas a senadora Ana Amélia e a deputada Maria do Rosário como representantes femininas no Congresso Nacional.
Para corrigir essa distorção, só tem um jeito: o maior envolvimento das mulheres na vida política. Dou força. Nós, homens, precisamos admitir que fracassamos. O mundo construído sob a ótica masculina é cheio de guerras, desigualdades e injustiças.
Chegou a hora de mudar. Mais poder para as mulheres, já. O olhar feminino construirá um planeta melhor para todos.