A transferência de atribuições da Secretaria de Relações Institucionais para o vice-presidente da República, Michel Temer, foi oficializada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. Na última quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff anunciou a saída do ex-ministro da secretaria, Pepe Vargas, e a extinção da pasta, que tinha status de ministério.
Oposicionistas e aliados criticam Dilma por escolha de Temer para articulação política
Temer agora acumula as atribuições de vice-presidente e de articulador político do governo. De acordo com o despacho de Dilma publicado nesta sexta-feira, a mudança considerou "que o Brasil passa por desafios importantes na economia que requerem maior interação e harmonia de objetivos dos Poderes Executivo e Legislativo" e a experiência de Temer como articulador político, inclusive durante sua atuação como presidente da Câmara dos Deputados.
Entre as tarefas de Temer estão a "condução do relacionamento do governo com o Congresso Nacional e os partidos políticos e de interlocução com os estados, o Distrito Federal e os municípios", de acordo com o despacho.
Pepe Vargas vai assumir a Secretaria de Direitos Humanos no lugar de Ideli Salvatti.
*Agência Brasil