O Ministério da Integração Nacional acionou o Exército em Santa Catarina e deslocou 200 homens, além de caminhões, para ajudar na locomoção das famílias atingidas pelo tornado em Xanxerê para abrigos. O papel dos militares também é de ajudar nas buscas por vítimas e retirada de escombros dos locais atingidos.
Marcelo Zucco, comandante do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizada, chegou ao quartel do Corpo de Bombeiros de Xanxerê às 17h desta terça-feira. Uma leva de 100 soldados chegou por volta de 18h30min e outros 100, às 20h. Os 200 homens seriam deslocados de São Miguel do Oeste em 12 caminhões.
- Viemos ajudar no que for preciso - afirmou Zucco.
Os militares foram deslocados a Xanxerê para garantir a segurança e auxiliar as famílias. Muitas delas inclusive não foram a abrigos por medo de saque e permaneceram em frente às casas ou em carros na primeira noite depois do tornado. Porém até o momento não houve registro de saques. Nesta noite, junto com a Polícia Militar, o Exército irá fazer o patrulhamento para evitar saques.
:: Um segundo tornado atingiu a cidade de Ponte Serrada, uma hora depois dos estragos em Xanxerê
Os militares serão divididos em oito equipes para distribuir donativos e para ajudar na reconstrução das casas. A Polícia Militar também irá auxiliar na distribuição dos donativos e nesta quarta-feira serão deslocadas 20 viaturas a Xanxerê. O Corpo de Bombeiros também ajuda na distribuição.