Um segundo tornado ocorreu por volta das 16h de segunda-feira, na região de Ponte Serrada, cerca de uma hora depois que um tornado devastou a cidade de Xanxerê, ambas no Oeste do Estado. A informação foi confirmado pela Central de Meteorologia da RBS.
-Pelas fotos que analisamos podemos dizer que foi o mesmo núcleo de instabilidade, ou seja, nuvens diferentes dentro da mesma instabilidade. O segundo tornado teve, provavelmente, a mesma intensidade que ocorreu em Xanxerê-afirma o meteorologista da RBS, Leandro Puchalski.
Ele explica que pelas fotos da destruição dá pra perceber que as coisas foram quebradas. O poste de luz quebrado ao meio assim como a árvore quebrada apenas com o tronco são sinais característicos de tornado. A foto de um ônibus tombado também mostra a intensidade do vento.
-Em relação a intensidade desse tornado podemos dizer que ele também se aproxima de F2/F3, ou seja, igual a de Xanxerê com vento estimado na casa dos 250 km/h. Essa afirmação é baseada na foto que mostra um ônibus tombado- afirma Puchalski.
:: Tempestade causa estragos na região Oeste de Santa Catarina
:: 191 mil unidades consumidoras ficam sem luz após tempestade no Oeste
:: Infográfico: Entenda a formação do tornado em Xanxerê
Destruição
De acordo com informações preliminares, o tornado começou no Centro da cidade de Ponte Serrada e se deslocou por dois bairros, Cohab e Industrial, onde tiveram maior número de ocorrências.
Segundo a Central de Comunicação do Corpo de Bombeiros pelo menos sete bairros foram atingidos. De acordo com a avaliação prévia da Defesa Civil cerca de 200 casas foram afetadas com algum tipo de dano, a maioria destelhamento.
Na cidade foram registrados até o momento oito feridos leves, a maioria com cortes pelo corpo.
Desde a tarde de segunda-feira, o Corpo de Bombeiros trabalha em apoio às vítimas com desobstrução de vias, corte de árvores e outros auxílios como, por exemplo, transportar cadeirantes.
Hospital Santa Luzia na cidade também foi atingido pelo destelhamento. De acordo com o Corpo de Bombeiros a situação, aparentemente, não é caótica como em Xanxerê.
Há informações que ventos fortes também teriam atingido a cidade de Passos Maia, próximo a Xanxerê.