Duas postagens no Facebook a respeito do Garota Verão criaram uma polêmica em torno de um assessor de imprensa da prefeitura de Arroio do Sal, no Litoral Norte. Durante a final do concurso, no sábado passado, Marcos Wellington Menezes Lewis escreveu que "A Garota Verão 2015 é a candidata da....... Etiópia" e que "A beleza gaúcha do Garota Verão está dentro das cotas".
A repercussão do caso fez Marcos deletar os posts e escrever um texto na rede social pedindo desculpas à eleita e ao pai, no qual ele atribui os comentários negativos a uma "coincidência infeliz" e à "maldade de quem quer atingir até o prefeito". Para a reportagem, explicou:
- (A primeira publicação) foi antes do resultado das 10 finalistas, uma brincadeira. Foi infeliz porque deu coincidência com o resultado final. Comentei que a vencedora (antes da divulgação da escolhida) é da Etiópia fazendo alusão à magreza das meninas, não à cor, nunca. As pessoas olharam depois do resultado e confundem que fiz uma postagem preconceituosa, racista. Foi uma brincadeira quando estava olhando antes do resultado das 10 finalistas.
Quanto à publicação que fala de cotas, feita após o anúncio da primeira colocada, Marcos diz que tem relação com o fato de, no ano passado, outra negra ter ficado entre as três primeiras.
- Fiz outra brincadeira com relação às cotas, que o concurso reserva cotas para negras. Porque é a segunda vez (seguida) que tem uma negra, agora com o título. Mas nunca com o objetivo racista e preconceituoso.
O assessor de imprensa acredita que a polêmica foi criada por opositores do prefeito Luciano Pinto da Silva (PDT):
- Utilizaram com má intenção para me atingir, pela minha postura e por ser assessor do prefeito.
Ele diz estar arrependido por "ter brincado desse jeito" e que, na primeira oportunidade que tiver, pedirá desculpa à Garota Verão 2015, Gabrielle Martins Rosa, de Torres.
Publicação dividiu opiniões
*Diário Gaúcho