Sob às palmas de professores e colegas, a aluna da Escola Estadual Professora Maria Rocha, de Santa Maria, Caroline Machado Cadoná, 18 anos, recebeu uma importante premiação estadual.
Um mascote criado pela aluna do 3º ano do Ensino Médio, foi escolhido como o melhor do Rio Grande do Sul pela comissão da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), para o concurso ICM Jovem. A iniciativa integra as atividades antecipadas do Congresso Internacional de Matemáticos 2018 (ICM 2018), que será sediado pela primeira vez no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
Segundo o regulamento do concurso, a proposta era criar um mascote que expressasse o caráter matemático do congresso e atendesse ao caráter jovem do público a ser atingido.
O simpático e colorido boneco foi confeccionado a partir de formas geométricas espaciais como cilindros, esferas, prismas e pirâmides, e foi batizado de Geometrino. O projeto começou a ser concebido ainda no final de 2014, por meio de um desenho digital. Depois, a figura foi construída na forma tridimensional.
- Adorei a ideia porque não ficamos só na rotina dos números. Minha disciplina preferida é Biologia, mas aprendi a gostar mais de matemática depois do Geometrino- declarou a estudante com orgulho.
Caroline e a professora de matemática Ana Luiza Kessler receberam, como premiação, um tablet cada uma. A escola também foi homenageada com uma placa comemorativa.
- Fico feliz com esse prêmio e por a gente conseguir mobilizar os alunos de uma forma diferente, principalmente na matemática. Essa também é uma forma de valorizar a escola pública e provar que as coisas também podem acontecer com a gente, só basta correr atrás - comemora a professora.
O prêmio foi entregue na manhã de quarta-feira por Carmen Mathias, professora de matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenadora do Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) em Rede Nacional.