Ao som do sucesso Estrada da Vida, o cantor sertanejo José Rico, que formava dupla com Milionário, foi sepultado na manhã desta quarta-feira, no Cemitério da Saudade, em Americana, interior de São Paulo. O músico de 68 anos faleceu na tarde de terça após sofrer uma parada cardíaca causada por infarto do miocárdio.
O velório do corpo do cantor foi realizado na Câmara de Vereadores de Americana. Mais de 15 mil pessoas foram se despedir de José Rico. Milionário se despediu emocionadamente do parceiro de palco, tendo ficado horas sentado ao lado do caixão. Outros cantores sertanejos como Leonardo, Cézar Menotti, Chitãozinho e Leo (que forma dupla com Victor) também foram ao velório dar adeus ao músico.
Após o cortejo de uma hora em um caminhão aberto do Corpo de Bombeiros pelas ruas de Americana, José Rico foi enterrado em um cemitério lotado de familiares, amigos e fãs.
Relembre cinco sucessos de Milionário e José Rico
Sertanejo domina o mercado e se torna a nova música pop brasileira
Antes lanterninha, sertanejo hoje lidera todos os rankings que interessam
Pernambucano de São José do Belmonte (PE), José Alves dos Santos foi criado em Terra Rica, no Paraná, de onde tirou seu sobrenome artístico. No final da década de 1960, conheceu Romeu Januário de Matos, com quem formaria a dupla Milionário & José Rico.
Os dois passariam boa parte dos anos 1970 gravando jingles até o lançamento do disco Estrada da Vida, em 1976. Impulsionado pela canção de mesmo nome, que se tornaria um símbolo da dupla, o LP vendeu cerca de dois milhões de cópias.
Com isso, entram para o primeiro time dos responsáveis pelo estouro do sertanejo romântico no início da década seguinte, junto de gente como Chitãozinho & Xororó, Matogrosso & Mathias e João Mineiro & Marciano.
Em 1980, Estrada da Vida se tornou filme com direção de Nelson Pereira dos Santos. Espécie de biografia da dupla, o longa homônimo aumentou ainda mais sua popularidade e se tornou um inesperado sucesso na China.
Convidados pelo governo chinês, Milionário e José Rico excursionaram durante um mês pelo país, em 1985. Três anos depois, gravaram um novo filme, Sonhei Com Você, novamente inspirado em uma de suas canções mais famosas, desta vez com direção de Ney Santana.
Após uma breve separação no início dos anos 1990, a dupla continuou a gravar discos e se tornou frequentadora assídua das festas de peão boiadeiro pelo interior do Brasil e foi reverenciada pelas novas gerações da música sertaneja. No ano passado, José Rico se candidatou a deputado federal pelo PMDB de Goiás. Apesar de receber mais de 26 mil, não conseguiu se eleger.
Despedida
José Rico, que formava dupla com Milionário, é sepultado no interior de SP
Músico não resistiu a uma infarto do miocárdio e falece na terça
GZH faz parte do The Trust Project