O ginásio de esportes Benedito Albino, de União da Vitória, município do sul do Paraná onde morava a maior parte das vítimas do acidente em Joinville, recebe o velório de sete passageiros do ônibus que caiu em uma ribanceira na SC-418 por volta das 17h30min de sábado. Até o início da noite, seriam 19 os corpos velados no local, porém algumas famílias decidiram providenciar outros espaços. O ginásio foi cedido pela Prefeitura do município paranaense. Até o final da tarde deste domingo, o Governo de Santa Catarina havia confirmado 51 mortes, com oito sobreviventes.
::: Queda de ônibus na Serra Dona Francisca registra pelo menos 50 mortes
::: Relatos da tragédia: "Famílias inteiras foram destruídas"
::: Acidente na SC-418 é um dos maiores da história do país
A partir das 23h15min, os caixões começaram a ser encaminhados para o ginásio, que fica no bairro São Cristóvão, em União da Vitória. Os três primeiros corpos a chegar ao local foram os de Roseli Chrisostemo, Renan Chrisostemo e Katelyn Vitória de Souza Ramos.
Na chegada, um cordão humano formado por equipes de Saúde e Assistência Social do município separou os carros funerários da população. O silêncio expressou a tristeza generalizada.
Alguns familiares com diagnóstico de pressão alta recorrem ao apoio de médicos presentes no ginásio.
Três corpos já chegaram ao Ginásio Municipal para o velório coletivo
Outro velório coletivo está sendo organizado no município catarinense de Porto União, onde moravam parte das vítimas.
Veja a nota oficial (encaminhada às 16h deste domingo) da prefeitura de União da Vitória sobre o suporte às famílias das vítimas:
O Município está oferecendo (e já oferece desde a noite de ontem, sábado) suporte psicológico, médico e logístico para todos os familiares envolvidos. Nisso, organizou parentes que necessitavam de transporte até Joinville para reconhecerem seus parentes. Em seguida, está cedendo o translado das vítimas fatais e oferecendo suporte aos que têm familiares em hospitais.
Quando os corpos chegarem até União da Vitória, a Prefeitura fará a recepção. Nela, os familiares serão atendidos no Quartel da 2ª Companhia de Policia Militar, bairro São Basílio Magno, e após a autorização da família irão para os locais de velório. Para pessoas que precisam de auxílio, a Administração estará cedendo a urna funerária e o transporte até o local do velório. Haverá local para velório coletivo, Ginásio Benedito Albino - no distrito de São Cristóvão.
Isso para pessoas que tem interesse em usufruir desses serviços. Contudo, a Prefeitura deixa livre aos familiares que têm plano funerário ou desejam realizar os procedimentos fúnebres por conta própria. No caso de Porto União, no Quartel da Policia Militar será orientado o procedimento, em que haverá velório coletivo, ou conforme a família desejar, por conta própria.
Importante ressaltar que todas as vítimas, indiferente de serem de um município ou outro, serão concentradas todas as liberações no Quartel da Polícia Militar de União da Vitória. Sendo vedado o acesso público e de familiares até o local em que estarão e serão liberados os corpos.
Ressaltamos, ainda que somente serão, em locais distintos, os velórios coletivos e, ou, particulares com seus respectivos sepultamentos. Sendo o das vítimas de União da Vitória Ginásio Benedito Albino - no distrito de São Cristóvão. De Porto União será informado em seguida.
Mais informações serão divulgadas, conforme oficializadas, bem como da chegada dos corpos.