Contrariando a sina das obras públicas que sofrem atrasos na execução e demandam aditivos contratuais para elevar orçamentos, a ampliação do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, caminha dentro do cronograma e apresenta até redução de custos.
Depois de solucionar polêmicas arquitetônicas e ambientais na origem do projeto, a obra começou em junho de 2014, adotando conceitos modernos de gestão que permitirão a entrega dos dois novos anexos em novembro de 2017, dentro do prazo previsto.
No final de março, a estrutura dos prédios começará a ser erguida, com a colocação de fundações, pilares e vigas. A área construída será ampliada em quase 70%. Somente no setor de emergência, haverá aumento de 1,7 mil para 5,1 mil metros quadrados. Até agora, o trabalho foi dedicado à instalação das paredes de diafragma - espécie de piscina que servirá de base de sustentação -, escavações e colocações de cintas nos espaços onde serão construídos dois níveis de subsolo em cada um dos anexos.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
O sucesso do empreendimento é visível na medição de execução: 10% está concluída, cerca de 2,5 pontos percentuais acima do previsto para este período. São diversos os fatores que contribuem para esse cenário, mas o engenheiro responsável, Fernando Martins Pereira, destaca o trabalho aos sábados, o repasse de recursos sem atraso e a realização de licitação não apenas pelo critério de preço, mas também de técnica, que exige maior capacitação das construtoras.
- Esse modelo qualifica, afasta os aventureiros que oferecem qualquer preço para depois abandonarem a obra - explicou Pereira.
Também foi contratada, por licitação, uma "empresa gerenciadora". Ela atua como se fosse uma auditoria, fiscalizando o cumprimento do cronograma e antevendo problemas - e suas soluções - que podem atrasar a ampliação.
- Nos reunimos três vezes por semana com a gerenciadora para resolver situações. São modelos modernos de gestão que cabem na máquina pública. Com a engenharia prevalecendo entre os critérios, é possível fazer obra no prazo - assegurou Pereira.
Saúde
Obras de ampliação do Hospital de Clínicas estão adiantadas e tiveram redução de custo
Trabalho supera cronograma previsto para construção de dois anexos ao prédio principal. Engenheiro responsável credita sucesso do empreendimento a modernas técnicas de gestão
GZH faz parte do The Trust Project