Até o início da tarde desta quinta, a postagem teve 4.764 retweets e 2.604 curtidas, porém houveram diversas críticas de argentinos e alguns poucos chineses com acesso a outras redes sociais. O tom das críticas variavam, desde os que consideraram a postagem inútil e de mal gosto, até os que desafiaram a presidente a pronunciar palavras em mandarim, idioma de grande parte da população.
Após o Fórum de Negócios, no qual Argentina e China assinaram diversos acordos e discutiram projetos em conjunto, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, fez uma piada em sua conta no Twitter que gerou críticas entre os usuários da rede social. Na postagem ela diz "Más de 1.000 asistentes al evento ¿Serán todos de "La Cámpola" (referindo-se ao grupo juvenil kirchnerista La Cámpora, que costuma participar das aparições públicas da presidente, em sinal de apoio) y vinieron sólo por el aloz y el petlóleo?"
A imprensa oficial chinesa não se pronunciou sobre o incidente nem suas implicações diplomáticas, porém o comentário foi amplamente divulgado na imprensa argentina. Os dois governos também não se pronunciaram a respeito da brincadeira de Cristina.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
A China é o terceiro sócio comercial da Argentina, atrás apenas do Mercosul e da União Europeia, e um dos principais destinos para seus produtos alimentícios. Pequim tem investimentos no valor de US$ 23 bilhões na Argentina, principalmente em energia, mineração, setor agrícola e financeiro.
*AFP