Na cascata de Maquiné, no Litoral Norte, onde duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas após ataque de abelhas neste sábado, o mesmo grupo de rapel - conhecido como Schuster Adventures - havia sofrido outro incidente há cinco anos.
No feriadão do Carnaval de 2010, uma integrante da equipe de escalada ficou pendurada a uma altura de 10 metros por duas horas devido à falta de equipamentos para descida e dois homens ficaram desaparecidos por 48 horas na mata. Após o ocorrido, o médico Roberto Schuster - líder do grupo -, batizou o local de Cascata Melissa (nome da mulher que ficou suspensa).
Apesar do susto, não houve feridos na ocasião. Um dos escaladores que se perdeu na região do cânion foi o marido de Melissa, o advogado Gomercindo Daniel Filho, 61 anos. Foram dois dias sem comida, até que a dupla chegou a uma fazenda na localidade de Barra do Ouro.
- Quando a noite caiu, estávamos no meio do cânion. Com a proximidade da noite, o (Roberto) Schuster levou as mulheres para fora do mato e nos deixou para trás. E acabamos nos perdendo - recorda Gomercindo.
Segundo o advogado, o grupo desbravou o cânion pela primeira vez em 2010. Neste sábado, seria a "terceira ou quarta vez no local", estima. Ele havia sido convidado para integrar a equipe neste fim de semana mas, com o filho de dois anos para cuidar, resolveu não se juntar aos alpinistas.
Veja local onde aconteceu o acidente:
- É uma atividade de risco - resume. - Esse é um cânion muito desafiador.
Assim que soube do acidente de sábado, Gomercindo se deslocou até a localidade onde os feridos estavam sendo resgatados. Conforme amigos do grupo de escalada relataram ao advogado, o enxame surgiu de dentro da mata quando o grupo se preparava para descer da cascata - que mede 130 metros.
- Eles começaram a descer, mas se criou um "bolo" de abelhas em volta deles. Um dos rapazes, que deve ter achado que estava a uma altura que não iria se ferir tanto, cortou a corda. O outro desceu muito rápido e acabou não conseguindo frear - diz Gomercindo sobre os dois homens que morreram.
As vítimas fatais estariam bem equipadas e seriam novatas no grupo Schuster Adventure.
Veja imagens do resgate e local do acidente:
Em áudio, socorrista conta como foi o resgate:
Confira imagens do resgate das vítimas:
* Zero Hora