A cerimônia que antecede a divulgação dos aprovados no vestibular da UFSM 2014 começou por volta das 9h deste sábado na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Cerca de 50 candidatos e pais acompanharam a solenidade.
A primeira autoridade a falar foi o vereador Sérgio Cechin, presidente da Câmara. Cechin elogiou a qualidade e a relevância do concurso para Santa Maria e o país. Nas palavras de Cechin, este sábado é um dia de festa.
Na sequência, falou o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), Edgar Durante. O professor fez um retrospecto, desde o dia que ouviu seu nome no listão, há 40 anos, passando pela sua trajetória dentro da Coperves nos últimos 10 anos. Foi também um momento de agradecimento aos servidores e todos aqueles que colaboraram para a realização do vestibular, este que deve ser o último concurso neste moldes da instituição.
O último a falar foi o reitor da UFSM, Paulo Burmann, que comentou a "incompreensível demora" na divulgação dos aprovados, ressaltando a competência e os processos de segurança que o processo de análise das notas e confecção do documento exigem. Para aqueles que não passaram no vestibular, Burmann adiantou um recado:
- A universidade espera por vocês.
Burmann também comentou sobre as mudanças previstas para a forma de ingresso à UFSM, que passou a adotar o Enem como processo exclusivo de ingresso, com excessão das duas últimas provas do Processo Seriado, nos próximos dois anos.
- A universidade não irá se afastar da comunidade, enfatizou ele.
O reitor recebeu o listão lacrado das mãos do presidente da Coperves. Após o último discurso, a lista dos aprovados foi entregue às rádios da cidade para a leitura dos nomes. A lista será divulgada nos sites da Coperves e do 'Diário" a partir das 11h.