Durante a manhã e a tarde desta quinta-feira (13) foi realizado o 4° Simulado do Plano de Emergência Individual, no Porto Novo de Rio Grande. O exercício levou em conta uma situação de vazamento de óleo devido à explosão de navio, com suspeita de atentado terrorista.
O início do treinamento foi às 9h30 da manhã, com o toque de uma sirene avisando sobre a explosão de um navio. Na situação fictícia, um tripulante caiu no mar e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil. Além disso, como medida de segurança contra um possível ataque terrorista, os portões do Porto foram fechados durante 30 minutos. A Guarda Portuária intensificou a identificação de pessoas que circulavam pelo cais e a seguranca na subestação de gás foi reforçada.
À tarde, a simulação incluiu o vazamento de óleo com a contaminação de animais marinhos e o trabalho de uma equipe do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O exercício é realizado periodicamente e tem objetivo de desenvolver a resposta, a comunicação e a mobilização de recursos em situações de emergência.
Após o simulado, foi realizada uma reunião de avaliação, que irá gerar um relatório para encaminhamento aos órgãos de proteção ambiental e para embasamento de futuros treinamentos no Porto do Rio Grande.