O tanque de transporte de produtos químicos de um navio explodiu às margens do Guaíba na tarde deste sábado (8). Uma concentração de gases dentro do espaço causou o acidente. A embarcação estava atracada para uma manutenção no cais de uma empresa. Os bombeiros confirmaram a morte de Flávio Silva Souza, soldador de 43 anos. O grupo de busca e salvamentos realizou trabalhos para a retirada do corpo do interior do barco que está próximo ao centro de treinamentos do Grêmio. A Marinha também esteve no local.
Segundo os bombeiros, o homem que morreu trabalhava no interior do tanque de transporte da embarcação, quando ocorreu a explosão. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas equipes. Renato João Zucchetti, engenheiro ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), acredita que o acidente ocorreu devido a falhas no procedimento de retirada de gases do tanque.
"O que ocorreu foi uma péssima desgaseificação do tanque (...) e houve a explosão. Pelo rompimento do tanque, se vê que tin ha bastante gás lá. Esse navio transportava ontem um produto químico para Rio Grande e hoje na volta eles fizeram uma desgaseificação para essa parada que gerou o acidente", disse.
Os vizinhos contaram que o impacto da explosão provocou um forte tremor nas residências. "Ouvi um barulho muito forte e as coisas tremeram dentro de casa. (...) Pensei até que minha casa viria abaixo por causa do barulho" comentou Laise dos Santos Oliveira, moradora da área.