Aos poucos, o clima natalino, com o seu tradicional colorido, vai tomando conta das ruas de Porto Alegre. A começar pelo comércio, que já expõe uma variedade de arranjos e enfeites alusivos à festa cristã. Nas prateleiras de lojas e supermercados, pinheiros, guirlandas, pisca-piscas, entre outros acessórios, atraem a clientela.
A alta do dólar, porém, deve trazer preços um pouco mais altos em comparação ao ano passado. Como a maioria dos enfeites é importado, e a moeda norte-americana registra uma alta acumulada no ano acima dos 8%, os lojistas calculam aumentos entre 10% e 15%.
Com fazem todos os anos nesta época, o administrador aposentado Ivan Boer, 57 anos, e sua mulher, a funcionária pública Joyce Boer, 55 anos, foram às compras.
- Começamos a decorar a casa sempre a partir da segunda quinzena de novembro. Já temos nossa árvore de Natal, mas estamos à procura de pisca-pisca - explicou Ivan.
COMÉRCIO
É hora de comprar os enfeites de Natal
Lojas oferecem uma ampla gama de enfeites para as festas de final de ano. Alta do dólar faz com que produtos estejam mais caros que em 2013.