Coordenadora da Feira do Livro de Caxias do Sul por oito anos, entre 2004 e 2012, Luiza Motta coleciona uma série de histórias. Uma das mais engraçadas é a peça que o escritor Affonso Romano de Sant'Anna pregou na organização do evento quando veio à cidade, em 2005.
Affonso já estava em Caxias com a mulher, a jornalista e escritora Marina Colasanti. Luiza ligou para o hotel para saber se os dois estavam prontos para o jantar. Para surpresa e desespero dela, o escritor anunciou que comia apenas um tipo de comida:
"Ele disse com uma formalidade incrível: só tem um pequeno detalhe, Luiza, eu só como comida mediterrânea. E agora?, pensei. Quando eles chegaram na praça, Marina "tapiava" ele nos braços. Eles chegaram rindo muito e a Marina disse: eu não acredito que você fez isso com as meninas! E ele ria demais e disse: imagina, eu fiz isso para assustar vocês, nós podemos comer até cachorro-quente".
A brincadeira quebrou o gelo e dali surgiu uma grande amizade entre Luiza e o casal. Affonso e Marina voltaram a Caxias anos depois para a feira de 2009.
Gaúcha
Pegadinha de escritor na Feira do Livro de 2005 deixou organização tensa
Affonso Romano de Sant'Anna avisou que só comia comida mediterrânea
Juliana Bevilaqua
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project