O Comando do 5° Distrito Naval da Marinha brasileira confirmou que o rebocador de Alto Mar Tritão e uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) serão mobilizados para a nova área de buscas ao veleiro argentino Tunante II, desaparecido desde o dia 26 de agosto. O local de buscas fica a 150 milhas do Farol de Santa Marta, em Santa Catarina.
O recomeço da procura pela embarcação leva em consideração uma imagem de satélite do dia 28 de setembro. Familiares dos quatro tripulantes - Jorge Benozzi, Alejandro Vernero, Mauro Cappuccio e Horacio Morales - consultaram especialistas em imagens, oceanólogos e a empresa que fabricou o veleiro. Todos afirmam que há grandes possibilidades de se tratar do Tunante II.
Em entrevista a uma rádio argentina, Luana Morales, filha de Horacio Morales, disse que a versão da imagem em alta resolução mostra um veleiro sem mastro, com um pano preto – que seria utilizado para coleta de água da chuva ou proteção do sol.
O ministro da Defesa da Argentina, Agustín Rossi, instruiu a Força Aérea do país a disponibilizar às autoridades brasileiras uma aeronave Hércules C-130, para voos exploratórios na costa de Santa Catarina. Um navio da Armada Argentina também deve se deslocar para a área de buscas.