Os municípios de São Gabriel, Capão do Cipó, Unistalda, Mata e Júlio de Castilhos, na Região Central, enfrentam problemas no abastecimento de energia elétrica nesta quinta-feira (30). Conforme as prefeituras, o abastecimento foi interrompido durante a madrugada. A chuva e o vento forte também causaram outros prejuízos.
Em São Gabriel, uma família do bairro Santa Isabel está desalojada. Uma escola foi completamente destelhada e houve danos em outros prédios da cidade. Segundo a Defesa Civil, diversos cabos de alta tensão foram rompidos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos chegaram aos 87km/h no município, por volta da 01h.
Nas demais cidades, o principal problema enfrentado é o de fornecimento de energia elétrica. Tanto a AES Sul quanto a RGE, concessionárias que fornecem energia para a região central, relatam que estão trabalhando para restabelecer o fornecimento, mas não há prazo para o retorno da luz.
Segundo as concessionárias, pelo menos 57 mil clientes estão sem energia elétrica em todo o Estado. A pior situação é na área de concessão da AES Sul, onde a rede foi danificada e deixa 40 mil pontos sem abastecimento.