O local favorito de brincadeiras do seu filho pode reservar armadilhas que você nem imagina. De olho nos riscos que cercam a diversão das crianças, o DG convidou o professor de Arquitetura da Ufrgs, Benamy Turkienicz, para examinar os brinquedos das pracinhas de Porto Alegre. Ele alerta, por exemplo, que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece regras de instalação e manutenção dos brinquedos nos espaços públicos.
- Cada um pode ter o brinquedo que quiser na sua casa, mas em lugares públicos é diferente. As normas definem as características deles e do ambiente em que eles estão, nenhum brinquedo pode estar em piso duro. A norma diz claramente que areia tem que ser fofa.
Além das normas da ABNT, o professor também ressalta que um simples parafuso saliente pode machucar a mão de uma criança, assim como lascas e farpas. Nenhum brinquedo pode estar enferrujado e ter cantos pontudos. Uma visita à praças dos bairros Restinga, Lomba do Pinheiro, Praia de Belas, Medianeira e Rubem Berta, porém, comprovou que os riscos e armadilhas são muito comuns. Veja o resultado da blitz:
BLITZ DG
Pracinhas oferecem perigo às crianças
O local favorito de brincadeiras do seu filho pode reservar armadilhas que você nem imagina.
Jeniffer Gularte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: