O primeiro dos novos 15 trens comprados pela Trensurb entra em funcionamento às 9h30 da próxima segunda-feira (22). A composição tem a mesma capacidade dos trens já em operação, mas com maior conforto. Ar-condicionado, acessibilidade para portadores de necessidades e suporte para bicicletas estão entre as novidades para os usuários.
Nos primeiros 90 dias, o novo trem circulará somente no chamado "horário de vale", ou seja, fora dos horários de pico. A cada 15 dias, um novo trem será colocado em funcionamento. A previsão é que eles passem a operar no horário de maior movimento a partir da segunda quinzena de dezembro. Apesar do maior conforto, o problema da superlotação ainda não será resolvido. Conforme o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, isso só será possível no ano que vem, quando as composições foram acopladas, oferecendo oito vagões.
"O problema da superlotação não diz respeito ao trem em si, depende de uma série de outros fatores. A partir de fevereiro do ano que vem, quando conseguirmos operar com oito vagões em cada trem, a capacidade vai aumentar em 100%, apesar do tempo entre uma viagem e outra aumentar em um minuto", explica
Atualmente os trens levam diariamente 210 mil passageiros. A expectativa é que o número chegue a 220 mil por dia com a partir da operação dos novos equipamentos.
O que tem de novo
Ao todo a Trensurb comprou 15 novos trens, todos produzidos no Brasil, com tecnologia nacional. Sete deles já estão no pátio da empresa, na zona norte de Porto Alegre, e passam pelos últimos ajustes. A previsão é que todos eles estejam nos trilhos em fevereiro de 2015.
Ar-condicionado: todos os novos trens têm ar-condicionado automático, ajustado de acordo com a temperatura ambiente;
Comunicação entre vagões: diferente dos trens em operação, onde cada vagão é independente do outro, as novas composições são interligadas por um sistema de sanfonas. O passageiro pode circular livremente pelos quatro vagões, sem barreiras;
Bancos longitudinais: os assentos ficam de costas para as janelas, deixando mais espaço nos corredores para os passageitos que viajam de pé;
Economia de energia: as novas composições terão gasto energético 30% inferior às atuais. O interior será iluminado por lâmpasas de LED. Além disso, a anergia cumulada no momento da frenagem poderá ser repassada ao sistema do trem, sendo utilizada pelo veículo seguinte;
Vagão para bicicletas: o terceito vagão de todos os novos trens tem um espaço exlusivo destinado às bicicletas. O espaço oferece suporte para cinco bicicletas na vertical e terá entrada e saída exclusiva para elas;
Acessibilidade: os novos vagões dispõem de um espaço exclusivo para cadeirantes. Além disso, o sistema de som, que avisa sobre a aproximação da próxima parada será reforçado com um sistema de imagens. Paineis internos vão informar o trajeto em tempo real e facilitam a localização de deficientes auditivos, por exemplo