O sistema de abastecimento de água Marrecas entrou em operação na manhã deste sábado em Caxias do Sul. A obra de 254 milhões de reais vai atender a cerca de 250 mil moradores da zona nordeste da cidade.
A construção iniciou em 2010 e a barragem foi inaugurada há um ano e nove meses. Imprevistos como problemas na casa das bombas da estação de tratamento atrasaram a entrega do restante do sistema.
Em uma cerimônia na manhã deste sábado, o prefeito Alceu Barbosa Velho justificou a demora dizendo que outros sistemas de abastecimento de água de Caxias do Sul levaram entre oito e 20 anos para serem concluídos. Alceu definiu como recorde a entrada em operação do Marrecas em quatro anos.
O prefeito rebateu as críticas sobre a cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2012, quando a barragem ficou pronta, dizendo que "quem achava que aquilo era inauguração de todo o sistema e não só de uma obra não tem nem dois neurônios". Ele também anunciou a criação de uma área de preservação permanente de 800 hectares em volta do lago, que tem área de 200 hectares.
Após a cerimônia, autoridades e as dezenas de pessoas presentes, entre moradores e envolvidos na obra, percorreram as instalações da Estação de Tratamento Morro Alegre. Em seguida, todos se deslocaram para o bairro Jardim das Hortênsias, onde foram abertos os registros dos reservatórios de armazenamento da água tratada. A partir deste ponto a água pode será distribuída.
O Marrecas ainda não opera com a capacidade plena. Alguns bairros já são abastecidos pelo sistema a partir desta manhã, mas, outras obras serão necessárias para que a água chegue a outras localidades. O lago do sistema Marrecas tem 7,2 quilômetros de adutoras de água bruta e 19 quilômetros de adutoras de água tratada. A capacidade do lago é de 33 bilhões de litros de água, com vazão de 170 litros por segundo.
Gaúcha
Sistema Marrecas entra em operação em Caxias do Sul
Distribuição começou às 11h30min deste sábado (13)
GZH faz parte do The Trust Project