Nesta quinta-feira (25), 84 representantes de propriedades rurais de cinco cidades estão reunidos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) durante o 1º Encontro de Produtores de Ovinos na Região Centro para debater a produção e comercialização da carne de ovinos. As cidades são Pinhal Grande, Quevedos, São Sepé, Santiago e Santa Maria. O encontro faz parte do programa Juntos para Competir, que atende 2,7 mil propriedades rurais de 180 municípios do Estado com o objetivo de ajudar produtores na gestão do agronegócio. Na Região Central, 222 propriedades fazem parte do programa.
Na Região Central, há dois projetos ativos desde o início do ano: de ovinocultura, que participam 84 propriedades, e produção de leite, que participam 138. Conforme a gestora do projeto, Lidiane Soldatti, até o final de 2016, o programa quer aumentar a produção, melhorar a qualidade do produto e oferecer conhecimentos de gestão aos produtores. Além disso, os participantes recebem visitas técnicas em suas propriedades e consultorias. A ideia é fortalecer a região no setor do agronegócio e, por consequência, o Estado.
A iniciativa do programa e do evento são do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). O evento vai até às 16h e para acompanhar online os endereços são www.sebrae-rs.com.br ou www.ufsm.br/encorte.
Como funciona o programa
As propriedades rurais de cidades participantes são organizadas em grupos do mesmo seguimento de produção (produção de leite e ovinocultura, por exemplo). Os gestores organizam um projeto que tem por objetivo o aumento de produção, melhoria da produtividade e gestão daquele seguimento. A intenção é a melhoria da propriedade rural como um todo - tanto técnica (manejo) como gestão (organização).
O programa começou em 2003 e foi encerrado em 2009. Ele foi retomado em 2012 e os projetos começaram no início de 2013. Para participar, é necessário acessar o site do Sebrae, do Senar ou da Farsul.