A judoca gaúcha Maria Portela subiu quatro posições no ranking da Federação Internacional de Judô (IJF) e, agora, ocupa a 25ª colocação, com 630 pontos. Isso porque Portela conquistou o bronze no Grand Prix de Zagreb, na Croácia, no último sábado (13).
Com isso, a Raçudinha dos Pampas, que compete na categoria de até 70 kg, ultrapassou a compatriota Nádia Merli e tornou-se a 2ª melhor brasileira na classificação mundial e da Confederação Brasileira de Judô. Portela está atrás apenas de Bárbara Timo, 20ª colocada no ranking da IJF, com 734 pontos.
Em fevereiro deste ano, Maria Portela ocupava a 15ª colocação no ranqueamento mundial, mas perdeu posições. Ela corre o risco de ficar fora das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, onde apenas as 14 melhores judocas em cada categoria garantem vaga, além da melhor brasileira posicionada na classificação da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Portela tem em seu currículo como principais conquistas, ouro no Grand Slam de Moscou (2012), campeã Pan-Americana em Montreal (2012), título no Grand Prix de Abu Dhabi (2012), além de uma participação nas Olimpíadas de Londres, também em 2012.
O próximo desafio de Maria Portela será em outubro, nos Grand Prix do Uzbequistão e do Cazaquistão.