O projeto "Café Solidário - Um café, um sanduíche e dois dedos de prosa" ajuda aqueles que costumam passar despercebidos: os moradores de rua de Caxias do Sul. O projeto é desenvolvido pelo Gandulas Esporte Clube (GEC), formado por gandulas do SER Caxias e do Juventude. A equipe de futebol 7 joga bola aos sábados desde maio e há um mês decidiu ajudar pessoas em vulnerabilidade social nas segundas à noite.
De acordo com o estudante Eduardo Pistorello Garcia, 18 anos, após o expediente, o grupo se reúne, prepara sanduíches e café e sai para entregar para quem tem quase nada. Os voluntários percorrem de carro o centro da cidade e, além da comida, distribuem roupas e colchões. Eduardo conta por que ajuda:
"Nós sempre passamos pela rua e todo mundo vê, mas ninguém ajuda. E por que não ajudar, não é? Pode ser que na próxima vida nós estejamos lá, no lugar deles. Todo mundo deveria ter o direito de, pelo menos, não passar frio nem fome. Surgiu essa ideia e nós colocamos em prática", explica.
Eduardo destaca ainda que, às vezes, o que mais um morador de rua precisa é de atenção e de uma boa conversa. Hoje, 10 pessoas participam ativamente da ação, mas novos voluntários estão surgindo.
As doações, que são essenciais para que a boa ideia continue, vão desde pão e biscoito até cobertores. Os donativos podem ser entregues em pontos de coleta no Alfredo Jaconi, estádio do Juventude, e no Centenário, estádio do SER Caxias, ou em um lugar combinado. Para dezembro, o grupo está programando o Natal Feliz, um dia diferente para aqueles que muitas vezes vivem o Natal como um dia qualquer.
Para entrar em contato é só acessar www.facebook.com/cafesolidariocaxias ou através de cafesolidariocaxias@gmail.com.
Ouça a reportagem na íntegra