O projeto de implantação de chips para cadastrar cães e gatos de Caçapava do Sul foi aprovado pela Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira (30). O projeto segue agora para sanção do prefeito. Ainda não há prazo estipulado para o início do cadastramento, entretanto, a expectativa é para que ocorra neste mês.
O chip será instalado sob a pele dos animais e terá registro de dados como vacinas, idades, nomes dos donos e qualquer informação para consulta. A prefeitura adquiriu 2 mil chips para animais de rua e de pessoas de baixa renda. Os demais donos devem procurar clínicas veterinárias para a aplicação.
A iniciativa faz parte de um projeto que regulamenta a criação, propriedade, posse e guarda de cães e gatos. O objetivo é controlar a população animal e prevenir doenças transmissíveis. Também está previsto o serviço de castração para evitar o aumento do número de animais no município.
O projeto estabelece o número máximo de quatro cães ou gatos por residência. Quem quiser ter mais precisa de autorização junto à Vigilância Sanitária.