O prefeito Alceu Barbosa Velho e o procurador-geral do município, Victório Giordano da Costa, se reúnem na tarde desta sexta-feira (18) com a a juíza da 3ª Vara Federal de Caxias do Sul, Lenise Gregol. A Justiça notificou a prefeitura a se manifestar sobre o auxílio dado pelo município aos imigrantes que estão chegando à cidade. A prefeitura foi notificada oficialmente por volta das 17h desta quinta-feira (17).
Na quarta-feira (16), o Ministério Público Federal entrou com uma ação para obrigar a União e a prefeitura de Caxias para garantir assistência e auxílio humanitário aos imigrantes. Antes de julgar a ação, a juíza optou em ouvir o município e a União.
Desde o início deste mês, 320 ganeses desembarcaram em Caxias do Sul para solicitar à Polícia Federal o protocolo de pedido de refúgio. Todos entraram legalmente no Brasil com vistos válidos para a Copa do Mundo. Pelo menos 100 ganeses passaram a noite desta quinta-feira (17) no ginásio de esportes do seminário Nossa Senhora Aparecida. Na quinta, seis imigrantes chegaram a Caxias - cinco ganeses e um nigeriano. O frio desta sexta-feira e previsão para o final de semana preocupa
A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio procurou a Fundação de Assistência Social (FAS) para oferecer emprego aos imigrantes em postos na agricultura e na criação de gado. O Centro de Atendimento ao Migrante, ligado à igreja católica, e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Caxias também receberam propostas de trabalho para os imigrantes.
Na segunda-feira (21), uma comissão do Ministério da Justiça deve vir a Caxias para avaliar a situação dos ganeses na cidade. Nesta quinta-feira (17), uma comitiva de empresários e o ministro dos Transportes de Gana visitaram empresas de Caxias para conhecer o sistema de transporte caxiense. A comitiva ganesa, no entanto, não procurou os imigrantes abrigados no seminário.
Gaúcha
Prefeitura se reúne nesta tarde com juíza federal para tratar da vinda de ganeses a Caxias
Desde o início deste mês, 320 imigrantes
Suelen Mapelli
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: