Um frigorífico de Nova Araçá iniciou nesta segunda-feira (28) o processo seletivo para contratar imigrantes de Gana que permanecem hospedados no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. A seleção contempla 30 novos funcionários que devem confirmar o vínculo empregatício até a próxima quarta-feira (30). O Sine de Caxias do Sul entregou 99 carteiras de trabalho a ganeses na última semana durante uma força-tarefa.
A expectativa do coordenador da agência, Antonio Pescador, é que todos sejam encaminhados ao mercado de trabalho até quinta-feira (31). Para esta terça-feira (29), está agendada uma visita de um hotel de Gramado que quer contratar 10 ganeses. Como eles falam a língua inglesa, isso foi um facilitador no interesse desta empresa.
O Sine informou, que além do setor hoteleiro, outros ramos que devem contratar o maior número de ganeses são a indústria alimentícia e a agricultura. Empresas de Caxias do Sul, Gramado, Gravataí, Cachoeira, São Sebastião do Caí, Maraú, Nova Araçá e Vacaria têm seleções marcadas para os próximos dias.
Segundo Antonio Pescador, as contratantes também providenciam habitação para os ganeses por um período. O coordenador do Sine explica que os imigrantes têm todos os direitos trabalhistas previstos na legislação brasileira.