O projeto VidAvenida - Todos os lados da Júlio de Castilhos, desenvolvido por alunos de Jornalismo, retrata uma das marcas registradas de Caxias do Sul. A boa ideia, idealizada pelo professor Edson Luiz Corrêa juntamente com os 21 estudantes da disciplina de Fotojornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), traz novos olhares sobre a avenida mais famosa da cidade.
A estudante Schaiane Sacramento, de 20 anos, que mora em Farroupilha, revela que, para ela, foi uma novidade conhecer e descobrir mais a Avenida Júlio de Castilhos. Ela conta o que a Júlio significa para Caxias:
"Tem muita história, creio que seja realmente o coração de Caxias, onde tudo acontece. As coisas mais importantes estão ali", explica Schaiane.
Schaiane ressalta também que um dos pontos negativos que observou na Júlio é a má conservação dos prédios históricos e também a sujeira que se acumula em alguns pontos, tirando um pouco a magia que envolve a avenida. A futura jornalista fala ainda que o ensaio fotográfico foi democrático, uma vez que foram explorados o rico e o pobre, o belo e feio.
Os cliques foram feitos durante o horário de aula e abordam diversas facetas da avenida. Foram alvo dos flashes dos alunos desde ambulantes, pichações, gastronomia e, claro, a Praça Dante Alighieri. Para conhecer o resultado do projeto VidAvenida, é só acessar aqui.
Ouça a reportagem na íntegra