Desde as primeiras horas da manhã deste sábado (7), milhares de torcedores foram até o estádio Beira-Rio para prestar as últimas homenagens ao ex-jogador e ex-técnico colorado Fernandão. Durante todo o dia, muitas pessoas com camisas do Internacional e alguns gremistas levaram flores, faixas, cartazes e deixaram mensagens em um mural improvisado no Centro de Visitantes do clube, à beira da Avenida Padre Cacique.
Por volta das 17h, cerca de 650 torcedores ser reuniram no local para dar o último adeus ao atleta, que é apontado como um dos principais nomes da história do clube. Por mais de três horas, os colorados cantaram músicas conhecidas da torcida, fizeram orações e soltaram fogos de artifício em homenagem ao Fernandão. Em meio à tristeza do momento, muitas pessoas dizem que foram até o local para procurar apoio em outros torcedores.
Jogador, dirigente e técnico: o adeus de um ídolo colorado
Ouça os gols e relembre melhores momentos de Fernandão no Inter
“Muito difícil. Meu pai me ligou hoje de manhã e contou que o Fernandão tinha morrido. Liguei a tevê e pensei que tinha que vir. Queria estar com pessoas que conseguem entender a tristeza nesse momento”, relatou, emocionado, o assistente financeiro Tailor Silva Nerbas.
Outros torcedores relataram que gostariam de participar do velório do ex-atacante, que será realizado em Goiânia. O soldador Devian Carvalho chegou a pedir o apoio da direção colorada.
“Queremos dar o último adeus. O Inter podia alugar um avião para nos despedirmos”, disse.
Ídolos
Com lágrimas no rosto, o ex-jogador Caçapava, que atuou pelo Internacional entre 1974 e 1978 e foi bicampeão brasileiro, foi até o estádio Beira-Rio. Ele lembrou do ex-capitão, exaltando o profissionalismo e o comprometimento do atleta com o futebol e com a família.
“Um jovem com 36 anos, no auge da sua vida. Não conseguimos entender como isso pode ser real”, disse o ex-centromédio, que foi amparado por admiradores.
Crianças
Muitos pais levaram filhos pequenos até o estádio. Muitas das crianças nasceram depois que o ídolo colorado deixou o Beira-Rio. O torcedor Rodrigo Dorneles levou os filhos de quatro e sete anos ao local. Ele foi uma das primeiras pessoas a chegar ao estádio.
“Trouxe os meus filhos para prestar essa homenagem. Um dia muito triste”, disse.
Morte de Fernandão
O ex-jogador do Internacional, Fernandão, morreu na queda de um helicóptero em Goiás neste sábado (7), aos 36 anos. O acidente ocorreu por volta de 1h da madrugada, na cidade de Aruanã.
Além de Fernandão, morreram no acidente o coronel da reserva de Goiás Milton Ananias, que era piloto, Lindomar Vieira, Antonio de Padua Ferreira e Edimilson de Souza, amigos do ex-jogador.
Fernandão chegou ao Internacional em julho de 2004. Estreou em um Gre-Nal e, logo no primeiro jogo, marcou o gol 1000 em clássicos. Tornou-se capitão e eternizou o seu nome na história do clube nas conquistas da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes de 2006. Em 2008, deixou o Inter para jogar no Al-Gharafa, do Catar. O retorno ao clube ocorreu em 2011, para a função de diretor-executivo de futebol, já na gestão de Giovanni Luigi. Em 2012, virou treinador do clube, permanecendo até perto do final daquela temporada.