O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS (Cepe) se reunirá nesta quarta-feira (7), às 14h. Entre outras pautas, o grupo irá analisar um recurso administrativo interposto por alunos de Direito que contestam o resultado de uma seleção para docente. O cargo disputado é o de professor do Departamento de Direito Penal e Criminologia.
Devido à discordância de cerca de 80 alunos com as notas atribuídas pela Banca Examinadora a um candidato, os estudantes acamparam no gabinete do diretor da Faculdade de Direito na noite de segunda-feira (5). O espaço está tomado por barracas e cartazes com mensagens de protesto. Eles devem permanecer no local até o julgamento do recurso.
Segundo os manifestantes, eles tentam uma resposta oficial da Universidade desde que o resultado foi publicado, mas não receberam nenhum contato. O descontentamento remete ao fato de que um dos examinadores da Banca do concurso, um professor da UFRGS, atribuiu uma nota muito baixa a um dos candidatos, enquanto os outros dois examinadores, convidados da USP e UFMG, deram notas mais altas, muito diferentes. O caso foi registrado em ata.
No final da tarde de ontem, a Direção da Faculdade de Direito da UFRGS publicou nota classificando a manifestação como “inapropriada” e destacando que a responsabilidade por julgar a legalidade da seleção pública e dos recursos é do Cepe.