Cerca de 40 famílias invadiram na manhã desta terça-feira (29) uma área rural às margens da RS-153, em Passo Fundo. Não houve confronto com a Brigada Militar. A ação é liderada pelo Movimento dos Sem Terra (MST) e pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Até o momento, a ação é pacífica e nenhum incidente foi registrado com vizinhos da propriedade. O motivo da invasão é desconhecido.
Já no centro da cidade, trabalhadores rurais bloquearam a entrada da agência da Caixa Econômica Federal, na General Canabarro com General Neto. O grupo, com mais de 800 pessoas, pressionam a superintendência da Caixa, onde buscam agilidade nos financiamentos habitacionais que já foram aprovados mas que estão parados no banco.
Em Cruz Alta, cerca de 30 famílias invadiram uma propriedade rural no interior da cidade. Segundo informações da Brigada Militar, os invasores querem a posse da terra.
Na Serra, aproximadamente 50 trabalhadores rurais de diversas cidades da região pedem a continuidade do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Representantes de Ipê, Antônio Prado e Monte Alegre dos Campos estão mobilizados na manifestação. Eles alegam que o governo federal interrompeu os financiamentos de imóveis no final do ano passado.