Após receber denúncias de direcionamento de contratos públicos a apoiadores da prefeitura de Arvorezinha no fim do ano passado, o Ministério Público deflagrou, nesta segunda-feira, a Operação Baobá.
Com envolvimento de 40 agentes e quatro promotores, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão no município do Vale do Taquari, além de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo. Ninguém foi preso.
Entre os locais vasculhados estão a prefeitura de Arvorezinha, as casas do prefeito, Luizinho Fontana (PSDB) e do vice-prefeito, Beto Fachinetto (PP), além de empresas localizadas nos diferentes municípios. Entre os objetos apreendidos estão documentos e computadores.
- Não se está afirmando ainda que houve fraude, mas há fortes indícios, tanto é que o judiciário autorizou as buscas. O próximo passo é fazer uma análise minuciosa do material apreendido - afirmou o promotor de Arvorezinha, Paulo Estevam Araújo.
São investigados gastos públicos superiores a R$ 2,2 milhões envolvendo contratos de compra de combustíveis, veículos, máquinas, materiais de construção e um terreno, além dos serviços de transporte de pacientes, de transporte escolar e de assessorias.
Participam da Operação a Promotoria de Prefeitos, a promotoria de Justiça de Arvorezinha, o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS).
ZH está tentando contato com o prefeito e o vice-prefeito. O MP não revela o nome das empresas vasculhadas, justificando que é para preservar o futuro das investigações.
O NOME DA OPERAÇÃO
Baobá é uma árvore de grande porte, que pode atingir 30 metros de altura, originária da África e da Ilha de Madagascar. Em contraste com o nome do município-alvo da operação, Arvorezinha, o MP escolheu o nome para expressar o fato de que o suposto direcionamento de contratos estaria se expandido, como as raízes de uma árvore, para outros municípios.
Curiosidade - Essa planta foi amplamente divulgada no século XX, através da obra O Pequeno Príncipe, do escritor francês Antoine de Saint-Exupery. Seu personagem principal se preocupava com o crescimento excessivo do baobá, temendo que ele tomasse todo o espaço existente em seu asteróide.
Operação Baobá
MP investiga suposto direcionamento de licitações que superam R$ 2,2 milhões em quatro cidades do RS
Contratos envolvendo desde a compra de combustíveis até o transporte de pacientes teriam sido efetivados pela prefeitura de Arvorezinha
Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project